Moda Consciente e Sustentável

Moda Consciente e Sustentável

Cresci esfoliando revistas de moda e sonhando. Os tecidos, os brilhos, paetés e setins… cada detalhe das roupas me encantavam, e eu esfoliava as revistas imaginado, um dia, talvez, fazer parte desta industria que eu amava tanto. Com o passar do tempo começei a pesquizar mais e mais sobre a industria. E o que descobri, me fez repensar meus objectivos e meu posicionamento na indústria.

Quando pensamos em poluição ambiental, pensamos primeiramente em automóveis barulhentos soltanto todo aquele fumo tóxico pelo tubo de escape… mas não! A indústria mais poluente do mundo hoje em dia, é a industria alimentícia . E em segundo lugar a indústria da moda.

A produção de roupas, desde da produção textil até o descarte de uma peça é bastante poluente para o nosso planeta. Cerca de 25% da poluição dos nossos mares vem da indústria da moda. Pense nos pesticidas usados na plantação de algodão, nas tinturas usadas para tingir peças de roupas, tudo vai para o mar… pense na quantidade de roupa descartada? Vai tudo para as lixeiras que acaba produnzindo uma quantidade enorme de carbono. Sem falar do trabalho escravo  e das condiçóes precáriasias que muitos trabalhadores são sujeitos.

Embora todas essas questões ambientais e sociais, não significa que o que temos de fazer é drásticamente deixar de comprar roupas novas. Não. Todos nos gostamos de roupas e  queremos adquirir coisas novas! O que podemos fazer é adquirir comportamentos e práticas , cada vez mais sustentáveis.

Como consumir de forma sustentável?

  1. Pense antes de comprar!
  2. Compre em 2ªmão ( brechó e bazzar)
  3. Troque roupas com amigos.
  4. Customize , transforme e/ou recicle peças estragadas.
  5. Compre do artesanal.

Quando for comprar uma peça, pense, será que preciso desta roupa? Poderei usá-la mais de uma vez? A roupa é compatível com o resto do meu guarda roupa?

Escolha bem a sua peça! Já que vamos comprar umas jeans, compre de uma marca que sabemos que pratica bom hábitos ambientais, trata bem os seus trabalhadores, pesquise! Pergunte o porque de uma peça ser barata? Pense na durabilidade, se comprar barato talvez terá de substituir a peça brevemente? Mas comprando com qualidade prolongamos a vida utíl de uma peça, reduzindo em até 20% a poluição provocada por essa peça!!!

Mudemos os nossos habitos pois o nosso planeta está gritando por ajuda, e só é preciso que cada um faça a sua parte.

Bijin

Ghislene Alves

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s